É fundamental
enfatizarmos a importância do professor literalmente "trazer a rua e a
vida" para a sala de aula, fazendo com que seus alunos percebam os
fundamentos da matéria que ensina na aplicação da realidade. Usar uma
construção em argila, móbiles ou montagens para estudar o movimento ou perceber
o deslocamento do ar, tudo é uma serie de atividade, se refletidas e depois
idealizadas por uma equipe docente verdadeiramente empenhada, transposta para
uma estruturação de projetos pedagógicos, podem facilmente se traduzir em
inúmeros recursos que associam a inteligência cinestésico-corporal e outras ao
fantástico mundo da ciência, o delicioso êxtase pelo mundo do saber.
O jogo é construtivo, pois pressupõe uma ação do
indivíduo sobre a realidade, é uma ação carregada de simbolismo, do
faz-de-conta, que reforça a motivação e possibilita a criação de novas ações, O
jogo importante para o crescimento de uma criança, apresentando a idéia de
desenvolvimento humano a partir das ações que o sujeito exerce sobre o
ambiente. E ao dedicar-se aos estudos sobre jogos e embasado nas propostas de
Piaget, ressaltou-os em: jogo de exercício, no período sensório-motor; jogos simbólicos, no período
pré-operatório; e jogos de regras.
A inteligência lógico-matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário