O psicopedagogo pode
atuar em diversas áreas, de forma preventiva e terapêutica, para compreender os
processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias
estratégias objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir.
Numa linha
preventiva, o psicopedagogo pode desempenhar uma prática docente, envolvendo a
preparação de profissionais da educação, ou atuar dentro da própria escola. Na
sua função preventiva, cabe ao psicopedagogo detectar possíveis perturbações no
processo de aprendizagem; participar da dinâmica das relações da comunidade
educativa a fim de favorecer o processo de integração e troca; promover
orientações metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e
grupos; realizar processo de orientação educacional, vocacional e ocupacional,
tanto na forma individual quanto em grupo.
Numa linha
terapêutica, o psicopedagogo trata das dificuldades de aprendizagem,
diagnosticando, desenvolvendo técnicas remediativas, orientando pais e
professores, estabelecendo contato com outros profissionais das áreas
psicológica, psicomotora. fonoaudiológica e educacional, pois tais dificuldades
são multifatoriais em sua origem e, muitas vezes, no seu tratamento. Esse
profissional deve ser um mediador em todo esse processo, indo além da simples
junção dos conhecimentos da psicologia e da pedagogia.
O psicopedagogo
pode atuar tanto na Saúde como na Educação, já que o seu saber visa compreender
as variadas dimensões da aprendizagem humana. Da mesma forma, pode trabalhar
com crianças hospitalizadas e seu processo de aprendizagem em parceria com a
equipe multidisciplinar da instituição hospitalar, tais como psicólogos,
assistentes sociais, enfermeiros e médicos.
No campo empresarial, o
psicopedagogo pode contribuir com as relações, ou seja, com a melhoria da
qualidade das relações inter e intrapessoais dos indivíduos que trabalham na
empresa.
O Psicopedagogo na
Instituição Escolar
Diante do baixo desempenho acadêmico, as escolas estão cada vez
mais preocupadas com os alunos que têm dificuldades de aprendizagem, não sabem
mais o que fazer com as crianças que não aprendem de acordo com o processo
considerado normal e não possuem uma política de intervenção capaz de
contribuir para a superação dos problemas de aprendizagem.
Neste contexto,
o psicopedagogo institucional, como um profissional qualificado, está apto a
trabalhar na área da educação, dando assistência aos professores e a outros
profissionais da instituição escolar para melhoria das condições do processo
ensino-aprendizagem, bem como para prevenção dos problemas de aprendizagem.
Por meio de
técnicas e métodos próprios, o psicopedagogo possibilita uma intervenção
psicopedagógica visando à solução de problemas de aprendizagem em espaços
institucionais. Juntamente com toda a equipe escolar, está mobilizado na
construção de um espaço adequado às condições de aprendizagem de forma a evitar
comprometimentos. Elege a metodologia e/ou a forma de intervenção com o
objetivo de facilitar e/ou desobstruir tal processo.
Os desafios que
surgem para o psicopedagogo dentro da instituição escolar relacionam-se de modo
significativo. A sua formação pessoal e profissional implicam a configuração de
uma identidade própria e singular que seja capaz de reunir qualidades,
habilidades e competências de atuação na instituição escolar.
A
psicopedagogia é uma área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e
com os problemas dele decorrentes. Acreditamos que, se existissem nas escolas
psicopedagogos trabalhando com essas dificuldades, o número de crianças com
problemas seria bem menor.
Ao
psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem,
buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades,
encaminhando-o, por meio de um relatório, quando necessário, para outros
profissionais - psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, etc. que realizam
diagnóstico especializado e exames complementares com o intuito de favorecer o
desenvolvimento da potencialização humana no processo de aquisição do saber.
O PSICOPEDAGOGO CLÍNICO
É
o profissional que atuará no aspecto clínico (terapêutico).
No aspecto clínico, o trabalho do psicopedagogo se constitui em:
· Avaliar e diagnosticar as condições da aprendizagem, identificando as áreas de competência e de insucesso do aprendente; De acordo com BOSSA (2000, p.102), em geral, no diagnóstico clínico, ademais de entrevistas e anamnese, utilizam-se provas psicomotoras, provas de linguagem, provas de nível mental, provas pedagógicas, provas de percepção, provas projetivas e outras, conforme o referencial teórico adotado pelo profissional.
· Realizar devolutivas para os pais ou responsáveis, para a escola e para o aprendente;
· Atender o aprendente, estabelecendo um processo corretor psicopedagógico com o objetivo de superar as dificuldades encontradas na avaliação;
· Orientar os pais quanto a suas atitudes para com seus filhos, bem como professores para com seus alunos;
· Pesquisar e conhecer a etiologia ou a patologia do aprendente, com profundidade.
O psicopedagogo deve ser um profissional que tem conhecimentos multidisciplinares, pois em um processo de avaliação diagnóstica, é necessário estabelecer e interpretar dados em várias áreas, dentre elas: auditiva e visual, motora, intelectual, cognitiva, acadêmica e emocional. O conhecimento dessas áreas fará com que o profissional compreenda o quadro diagnóstico do aprendente e favorecerá a escolha da metodologia mais adequada, ou seja, o processo corretor, com vistas à superação das inadequações do aprendente.
É necessário ressaltar também que a atualização profissional é imperiosa, uma vez que trabalhando com tantas áreas, a descoberta e a produção do conhecimento é bastante rá
No aspecto clínico, o trabalho do psicopedagogo se constitui em:
· Avaliar e diagnosticar as condições da aprendizagem, identificando as áreas de competência e de insucesso do aprendente; De acordo com BOSSA (2000, p.102), em geral, no diagnóstico clínico, ademais de entrevistas e anamnese, utilizam-se provas psicomotoras, provas de linguagem, provas de nível mental, provas pedagógicas, provas de percepção, provas projetivas e outras, conforme o referencial teórico adotado pelo profissional.
· Realizar devolutivas para os pais ou responsáveis, para a escola e para o aprendente;
· Atender o aprendente, estabelecendo um processo corretor psicopedagógico com o objetivo de superar as dificuldades encontradas na avaliação;
· Orientar os pais quanto a suas atitudes para com seus filhos, bem como professores para com seus alunos;
· Pesquisar e conhecer a etiologia ou a patologia do aprendente, com profundidade.
O psicopedagogo deve ser um profissional que tem conhecimentos multidisciplinares, pois em um processo de avaliação diagnóstica, é necessário estabelecer e interpretar dados em várias áreas, dentre elas: auditiva e visual, motora, intelectual, cognitiva, acadêmica e emocional. O conhecimento dessas áreas fará com que o profissional compreenda o quadro diagnóstico do aprendente e favorecerá a escolha da metodologia mais adequada, ou seja, o processo corretor, com vistas à superação das inadequações do aprendente.
É necessário ressaltar também que a atualização profissional é imperiosa, uma vez que trabalhando com tantas áreas, a descoberta e a produção do conhecimento é bastante rá
O Psicopedagogo Empresarial
No campo empresarial, o psicopedagogo pode
contribuir com as relações, ou seja, com a melhoria da qualidade das relações dos
indivíduos que trabalham na empresa.A Psicopedagogia Empresarial orienta ações
dentro das organizações contribuindo no planejamento, gestão, controle e
avaliação de aprendizagens, favorecendo a qualidade dos processos de
recrutamento, seleção e organização de pessoal, bem como os de diagnóstico
organizacional, dando subsídios significativos e perfis específicos aos
treinamentos que se efetivam na interior da organização.Sua ação se dá no
sentido de facilitar a construção e o compartilhamento do conhecimento,
incentivando novas formas de relacionamentos, criando sinergia entre o
comportamento de gestores e colaboradores.
A Intervenção do
Psicopedagogo junto à Família
O conhecimento e o aprendizado não são adquiridos somente na escola, mas também são construídos pela criança em contato com o social, dentro da família e no mundo que a cerca. A família é o primeiro vínculo da criança e é responsável por grande parte da sua educação e da sua aprendizagem.É por meio dessa aprendizagem que a criança é inserida no mundo cultural, simbólico e começa a construir seus conhecimentos, seus saberes. Contudo, na realidade, o que temos observado é que as famílias estão perdidas, não estão sabendo lidar com situações novas: pais trabalhando fora o dia inteiro, pais desempregados, brigas, drogas, pais analfabetos, pais separados e mães solteiras. Essas famílias acabam transferindo suas responsabilidades para a escola, sendo que, em decorrência disso, presenciamos gerações cada vez mais dependentes e a escola tendo que desviar de suas funções para suprir essas necessidades.A família desempenha um papel decisivo na condução e evolução do problema acima mencionado, pois, muitas vezes, não quer enxergar essa criança com dificuldades, essa criança que, muitas vezes, está pedindo socorro, pedindo um abraço um carinho, um beijo e que não produz na escola para chamar a atenção para o seu pedido, a sua carência. Esse vínculo afetivo é primordial para o bom desenvolvimento da criança.Sabemos que uma criança só aprende se ela tem o desejo de aprender. E para isso é importante que os pais contribuam para que ela tenha esse desejo.Existe um desejo por parte da família quando a criança é colocada na escola, pois da criança é cobrado que seja bem-sucedida. Porém, quando esse desejo não se realiza como esperado, surgem a frustração e a raiva que acabam colocando a criança num plano de menos valia, surgindo, daí, as dificuldades na aprendizagem.
Gostei de ler este texto, para mim é excelente porque esclarece algumas dúvidas e tem uma valia muito grande ao profissional desta área e outros também.
ResponderExcluirGostei muito de ler esse texto, muito claro e objetivo, foi muito esclarecedor parabens!!!
ResponderExcluirÓtimo esse texto, pois esclarece muitas dúvidas para nós educadores .
ResponderExcluirMe sentir realizada com as informações a respeito da área da psicopedagogia. Muito obrigada.
ResponderExcluirParabéns, e muito obrigado por proporcionar tantos esclarecimentos.
ResponderExcluirMuito esse artigo
ResponderExcluirEsse texto elucidou minhas dúvidas. Vou fazer matrícula e estudar psicopedagogia.
ResponderExcluirObrigada, farei minha matrícula na graduação de Psicopedagogia amanhã.
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