O
objetivo principal do jogo como atividade lúdica é proporcionar ao indivíduo
que está jogando, conhecimento de maneira gratificante, espontânea e criativa
não deixando de ser significativa independente de quem o joga, deixando de lado
os sistemas educacionais extremamente rígidos.
Trabalhar
com os jogos na sala de aula possibilita diversos objetivos, dentre eles, foram
pontuados os seguintes:
- Desenvolver a criatividade, a
sociabilidade e as inteligências múltiplas;
- Dar oportunidade para que
aprenda a jogar e a participar ativamente;
- Enriquecer o relacionamento
entre os alunos;
- Reforçar os conteúdos já
aprendidos;
- Adquirir novas habilidades;
- Aprender a lidar com os
resultados independentemente do resultado;
- Aceitar regras;
- Respeitar essas regras;
- Fazer suas próprias descobertas
por meio do brincar;
- Desenvolver e enriquecer sua
personalidade tornando-o mais participativo e espontâneo perante os
colegas de classe;
- Aumentar a interação e
integração entre os participantes;
- Lidar com frustrações se
portando de forma sensata;
- Proporcionar a autoconfiança e a concentração.
Os jogos escolhidos pelos
educadores para trabalhar precisam ser estudados intimamente e analisados
rigorosamente para serem de fato eficientes, porque os jogos que não são
testados e pesquisados não terão seu exato valor, tornado-se ineficazes,
obviamente, uma atividade lúdica nunca deve ser aplicada sem que tenha um
benefício educativo. O professor pode criar seus próprios jogos, a partir dos
materiais disponíveis na instituição de ensino em que leciona ou até mesmo na
sala de aula, porém precisa atentar para a forma de como serão trabalhados, não
esquecendo os objetivos e o conteúdo a ser desenvolvido. O educador precisa ter
muito mais força de vontade, criatividade, disponibilidade, seriedade para
construir um jogo. O jogo é o mais eficiente meio estimulador das
inteligências, permitindo que o indivíduo realize tudo que deseja. Quando joga,
passa a viver quem quer ser, organiza o que quer organizar, e decide sem
limitações. Pode ser grande, livre, e na aceitação das regras pode ter seus
impulsos controlados. Brincando dentro de seu espaço, envolve-se com a
fantasia, estabelecendo um gancho entre o inconsciente e o real. O jogo
proporciona momentos mágicos e únicos na vida de um indivíduo, pois no mesmo
instante que diverte, ensina e desenvolve o raciocínio e a criatividade além de
obter responsabilidade diante da situação colocada a ele.
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