domingo, 10 de março de 2013





Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com a criança ou adolescente em relação a uma conduta esperada.Neste caso, trata-se do não aprender, do aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem.Nessa investigação, pretende-se obter uma compreensão global da sua forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo nesse processo. Busca-se organizar os dados obtidos em relação á sua vida biológica, emocional e social de forma única, pessoa.Dessa forma, o que é percebido pelo próprio individuo ou pelos outros é chamado de sintoma. O sintoma está sempre querendo dizer algo, é um sinal de alerta de que alguma coisa não está bem. O problema manifestado pelo aluno numa determinada escola, turma ou professor, pode não se apresentar de forma clara, aparentando um desvio em relação a determinados parâmetros representados por suas exigências.Assim, verifica-se um grande número de crianças e adolescentes em plena atividade escolar, mas que enfrentam inúmeras dificuldades.
 Frente ás dificuldades surgidas, a escola na figura do professor, busca recursos para reorientar a aprendizagem desses alunos .Entretanto, vão existir situações em que esse professor precisará de um apoio especializado, neste caso, uma avaliação psicopedagógica.Vale ressaltar que o trabalho psicopedagógico, envolve o individuo em questão, a família e a escola. A comunicação é de suma importância para que se chegue ao fim esperado: a aprendizagem significativa. Sendo assim, o objetivo básico da avaliação psicopedagógica é identificar os desvios e obstáculos básicos no modelo de aprendizagem do individuo que, o impedem de crescer dentro do esperado pelo meio social


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