Todo
diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa
do que não vai bem com a criança ou adolescente em relação a uma conduta
esperada.Neste caso, trata-se do não aprender, do aprender com dificuldade ou
lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível
aprendizagem.Nessa investigação, pretende-se obter uma compreensão global da
sua forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo nesse processo.
Busca-se organizar os dados obtidos em relação á sua vida biológica, emocional
e social de forma única, pessoa.Dessa forma, o que é percebido pelo
próprio individuo ou pelos outros é chamado de sintoma. O sintoma está sempre
querendo dizer algo, é um sinal de alerta de que alguma coisa não está bem. O
problema manifestado pelo aluno numa determinada escola, turma ou professor,
pode não se apresentar de forma clara, aparentando um desvio em relação a
determinados parâmetros representados por suas exigências.Assim, verifica-se um
grande número de crianças e adolescentes em plena atividade escolar, mas que
enfrentam inúmeras dificuldades.
Frente ás dificuldades surgidas, a escola na
figura do professor, busca recursos para reorientar a aprendizagem desses
alunos .Entretanto, vão existir situações em que esse professor precisará de um
apoio especializado, neste caso, uma avaliação psicopedagógica.Vale ressaltar
que o trabalho psicopedagógico, envolve o individuo em questão, a família e a
escola. A comunicação é de suma importância para que se chegue ao fim esperado:
a aprendizagem significativa. Sendo assim, o objetivo básico da avaliação
psicopedagógica é identificar os desvios e obstáculos básicos no modelo de
aprendizagem do individuo que, o impedem de crescer dentro do esperado pelo
meio social
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