OBJETIVOS:
- Espera-se oferecer às crianças, alvo do projeto, atividades diversificadas que minimizem o fracasso escolar melhorando sua autoestima por meio da oportunidade de desenvolver diversas habilidades ressaltando seu potencial.
- Também objetiva-se proporcionar situações de agir-refletir-agir compatíveis com os objetivos educacionais, metodologias e conteúdos programáticos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
PUBLICO ALVO
As crianças serão selecionadas para o projeto pelos docentes regente da turma, sendo que o critério a ser adotado é o seguinte: casos de multirrepetência, dificuldades na leitura e escrita, dificuldades na matemática, notas baixas e crianças que não estão sendo atendidas por nenhum outro programa de recuperação de estudos. Cada turma será composta por no mínimo dez crianças e no máximo quinze.
METODOLOGIA
A metodologia do trabalho parte da observação da realidade de cada um, uma vez que cada educando é um caso específico e para buscar uma solução das dificuldades de aprendizagem, requer a escolha de estratégias e atividades pedagógicas que busquem dar sentido aos problemas revelados.Estratégia da
Pedagogia lúdica da Alfabetização partindo da observação da realidade de cada aluno.
Os alunos que participam do projeto são os que apresentam casos de de multirrepetência, dificuldades na leitura, escrita e matemática, dislexia e discalculia, entre outros previamente selecionadas pelos professores regentes das Escolas parceiras e Equipe Pedagógica do projeto.A Equipe Gestora realiza visitas para apresentar, avaliar, acompanhar,supervisionar o andamento do projeto e realizar diagnóstico psicopedagógico em todas as crianças participantes do projeto.Serão realizados oficinas envolvendo professores e alunos para construção de uma metodologia mais moderna e atrativa.
Vários benefícios e contribuições do Projeto tanto para os alunos com dificuldades de aprendizagem como para auxiliar professor e a família no contexto da aprendizagem.Quanto às crianças alvo do projeto, espera-se que o fracasso escolar seja minimizado e a autoestima do aluno seja recuperada. Quanto aos acadêmico envolvidos no projeto, espera-se que adquiram maior entusiasmo pela profissão de educador construindo sua práxis educativa no contexto desafiador do aluno com Dificuldade de Aprendizagem construindo melhores fundamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário