quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aprender a enfrentar novos desafios

See full size image


  
“A vida é cheia de desafios. Quem consegue encará-los da melhor forma possível, certamente consegue extrair deles grandes bênçãos”.

Aprender a viver na mudança é uma das exigências fundamentais da educação e do crescimento. Quer queiramos ou não, quer gostemos ou critiquemos, a verdade é que as mudanças culturais não param mais, nem se compadecem com a nostalgia de quem espera que o tempo volte para trás.Viver na mudança com decisão e serenidade, aprender a ficar de pé nos solavancos da vida, sentir-se acompanhado por quem enfrenta os mesmos desafios sem desanimar, não perder o sentido do que se pretende e quer, assumir a responsabilidade das decisões nos momentos menos claros, perceber o que se está passando e quem o comanda, é muito importante para cada pessoa viva e que assim quer continuar. Indispensável para conviver na família, no trabalho, na politica, na Igreja, nos divertimentos, em tudo A pior tolice que você faz diante de um desafio é subestimar a sua existência, e o seu tamanho e complexidade. Reconhecer a existência do desafio bem como sua grandeza, são os primeiros passos para a superação. Da mesma forma, é também grande tolice subestimar a si mesmo. Olhe para trás, veja todos os desafios que você já superou, principalmente aqueles que pareciam impossíveis, e confie que você também será capaz de superar este novo, desde que se prepare, é lógico.Use de sua sabedoria, e da sabedoria dos outros, para identificar a natureza do desafio,  Controle emocional. Nada de desespero, ou ansiedade que o levem à precipitação. Não se deixe vencer pelo medo, a ponto de ficar paralisado. Comece a pensar em coisas positivas, pense na superação do desafio para equilibrar a mente e trazê-la de volta à tranqüilidade. . Pare de focar nos problemas e possíveis conseqüências da não solução do desafio. É hora de olhar para os prováveis caminhos que lhe levarão à superação do mesmo. Lembre-se que muitas vezes isso passa por renúncia, por sair do conforto. Depois de achado um caminho de solução, veja o que se faz necessário para você começar essa caminhada. Veja se está em condições de sair do planejamento para a batalha, para o enfrentamento. Se não, prepare-se, estude, treine, leia, converse.
Perseverança. Serão muitas as vezes que você pensará em desistir diante dos vários reveses da caminhada. Se cair sete vezes, levante oito. Mas veja também porque caiu. Ou seja, se alguma coisa não estiver dando certo, se os resultados não estiverem chegando como esperava, analise o quadro, e veja se não há a necessidade de fazer ajustes em rumos e estratégias. Faça-os e prossiga.  Quando chegar lá, quando a vitória for conquistada, não hesite em nenhum momento em comemorar o feito. Celebre! Isso será fundamental para sua auto-estima, para você se nutrir das forças necessárias para o enfrentamento do próximo desafio.  Não se espante se o próximo desafio for ainda maior e mais complexo que os anteriores. Saiba que os desafios chegam na medida de sua capacidade.Portanto, nada de sustos com os próximos.
Será assim enquanto você quiser avançar e crescer na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário