terça-feira, 15 de maio de 2012

Dificuldades de Aprendizagem : Como pais e professores devem lidar?

 A dificuldade de aprendizagem é um tema que deve ser estudado levando-se em conta todas as esferas em que o indivíduo participa (família, escola, sociedade, etc...) Sabe-se que nunca há uma causa única para o fracasso escolar e que também um aluno com dificuldade de aprendizagem não é um aluno que tem deficiência mental ou distúrbios relativos, na verdade, existem aspectos fundamentais que precisam ser trabalhados para obter-se um melhor rendimento em todos os níveis de aprendizagem e conhecimento. Quando falamos de aprendizagem e conhecimento não estamos nos referindo somente a conteúdos disciplinares, mas também a conhecimento e desenvolvimento vital que  importantes para vida do ser humano.Dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais que poderá afetar qualquer área do desempenho escolar. Na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança. Os pais têm que ter cuidado para não confundir o desenvolvimento normal com a dificuldade de aprender, pois  toda a criança tem um processo diferente de desenvolvimento  umas aprendem a andar mais cedo, outras falam mais cedo  e isso é absolutamente normal, não existe um 'padrão' de desenvolvimento. Portanto é importante que os pais respeitem o desenvolvimento geral da criança. Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração.Neste caso pais e professores devem valorizar o que a criança sabe para fortalecer sua auto-estima". Mostrar para a criança o quanto ela é boa em tarefas na qual ela tem habilidade e incentivá-la a desenvolver outras tarefas nas quais ela não é tão boa, isso é fundamental. A primeira coisa que os pais devem fazer logo que recebem a notificação da escola é chamar o pequeno ou pequena para conversar sobre o assunto, demonstrando calma e abertura em ouvir o que a criança tem a dizer, sem apontar culpados. Os pais podem perguntar ao filho se ele, de fato, acha algo difícil. Se a resposta for afirmativa, a criança deve explicar o que é difícil (ler, escrever, entender o que a professora fala, compreender o que é para ser feito em um exercício) .

Os pais devem ficar atentos se a criança
 • Nunca fala sobre o que aprendeu na escola;
• Na hora de lição de casa, se esquiva, fala que não tem lição e evita fazer com frequência;
• Não se interessa por nenhum assunto, ao ler ou escrever, mesmo aqueles que não são da escola;
• Está mais ansiosa do que o normal.

Os professores devem observar se a criança
• Não foca em nenhum assunto;
• Não consegue finalizar nenhuma atividade em sala de aula;
• Demora muito mais do que os outros para terminar as atividades;
• Precisa de atenção especial para desenvolver as lições;
• Está mais ansiosa do que o normal.



4 comentários:

  1. Rita...sou apenas pedagoga, e sua postagem me causou um incômodo pois num entendi a dificuldade de aprendizagem como sendo um distúrbio, será que á assim mesmo? Em relação aos cuidados apontados aos pais e professores não seria sinais de várias outras situações que não os de dificuldade, e ou distúrbio como vc trata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire ao abordarmos o tema dificuldades de aprendizagem, podemos tecer uma série de reflexões a partir de diferentes linhas de pesquisa que embasam a teoria e a prática nessa área de conhecimento.

      O termo dificuldade de aprendizagem têm se mostrado um assunto que ainda gera discussões na sua conceituação.Quanto ao termo disturbio refere-se a uma alteração na ordem natural da aprendizagem e que remete um problema que acomete o aluno em nível individual e orgânico.Esses cuidados que foram indicados seria um sinal que a criança poderá expressar caso apresente dificuldades no processo de aprendizagem, portanto é de suma importância os pais e professores ficarem atentos e se perceberem que a criança vem desenvolvendo esses sinais citados e até outros aos quais não citei, pois são varios os fatores que intereferem na aprendizagem , o procedimento será encaminhar a um profissional especializado para verificar através de avaliações o desempenho dessa criança e investigar a causa das suas dificuldades afim de que possa sanar auxiliar a criança a superar as suas dificuldades.
      Espero ter esclarecido sua dúvida, de qualquer forma estou a disposição. Um abraço Rita

      Excluir
  2. Olá Rita,

    O meu filho tem 5 anos, vai fazer 6 a 24 Novembro, cai na patetice (muito por causa da Educadora, que praticamente forçou a entrada dele no 1º Ciclo), entrou no 1º Ciclo.

    Ao falar com o professor, este disse-me que ele é muito lento.

    Em casa, parece-me que ele tem alguma dificuldade.

    Será que me pode ajudar a ajudar o meu filho???

    Tenho um grande sentimento de culpa dentro de mim!

    Obrigada
    Marisa Lopes

    ResponderExcluir
  3. Olá Marisa

    O seu caso não é diferente de outros casos relatados por mães angustiadas sem saber o que fazer diante da dificuldade que a criança apresenta quando ingressa na escola.O que se sabe através de estudos é que cada criança tem sua fase de desenvolvimento e de amadurecimento , portanto se o aluno apresenta dificuldades para aprender determinado conteúdo trabalhado em sala de aula, possivelmente não houve aprendizagem em outro estágio, com um conhecimento anterior, necessário para a aprendizagem posterior, que ora não acontece.Neste caso se faz necessário avaliar a criança que vem apresentando dificuldade de aprendizagem para que possa ajudar a resgatar dificuldades anteriores e desenvolver melhor seu potencial. Posso ajudar seu filho através de avaliações verificando se ele esta dentro de seu desenvolvimento adequado e possivelmente fazer uma intervenção psicopedagógica afim de que possa melhorar seu desempenho escolar e diminuir sua angústia.

    Vou deixar o meu e-mail caso tenha interesse de maiores informações : rita.psicopedagoga@ig.com.br

    Um abraço

    RIta

    ResponderExcluir