terça-feira, 15 de outubro de 2013

Lição de casa





Lição de casa: como agir na hora de ajudar os filhos?

Os pais não devem fazer a tarefa dos filhos nem com eles do lado nem sem eles. Mas devem sempre estar à disposição quando surgirem dúvidas ou quando precisarem de indicações de livros e saber como pesquisar na internet, por exemplo,ou seja, toda a ajuda tem que ter limite. Mas também não adianta achar que eles saberão criar a responsabilidade de fazer as tarefas sozinhos, porque, geralmente, não vão. Pelo menos não até os 9 ou 10 anos de idade, A supervisão dos pais é fundamental. A família tem que se interessar pelo que a criança está fazendo ou aprendendo. E tem que observar, também, se a escola está cumprindo o seu papel. Pergunte sempre aos seu filhos pelas tarefas de casa, procure saber se elas estão sendo feitas, conheça o que a criança está aprendendo e, caso não saiba ajudar, oriente-a a pedir ajuda ao professor.

Portanto: Aprenda a ensinar 


Importância. A lição de casa é um momento de aprendizado da criança com ela mesmo, e serve para que verificar se ela aprendeu o conteúdo. Se o pai corrige uma tarefa, por exemplo, dá uma informação errada para o professor que a solicitou
Acompanhe. Os pais devem acompanhar a realização das tarefas, mas não devem interferir no conteúdo. Se viu que a tarefa está malfeita, não corrija. A escola é que vai ajudar a criança e ensinar a ela o que é o certo.

Exceção. A regra não se aplica, porém, a crianças com problemas diagnosticados de concentração e aprendizagem
Oriente. Em vez de dizer o que está errado na tarefa, oriente seu filho a reler o que foi escrito ou o que foi pedido no enunciado da questão, por exemplo. Quando surgirem dúvidas, ensine a ele onde é possível encontrar a resposta
Quantidade. Se a criança diz nunca ter tarefas de casa, desconfie e procure a escola para saber o que está acontecendo. Mas se a quantidade for exagerada, também vale pedir orientação escolar
Teimosia. Se a criança insiste em não fazer as tarefas, procure entender os motivos e converse com a escola. Obrigar nem sempre é o melhor caminho, porque o importante é tornar o aluno independente no aprendizado, ou seja, ensiná-lo a aprender sozinho



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